Nenhuma empresa gosta de perder dados importantes e a realização de backup talvez seja a principal alternativa para não correr esse risco. A realização ou não de um backup pode ser a grande diferença entre a vida e morte para as empresas de pequeno, por exemplo. Até porque, perder dados significa perder dinheiro e desperdiçar recursos.

Sabendo da importância que o backup representa, agora chegou a hora de saber que existem vários tipos dele. Mas qual será o ideal para a sua empresa? A Rede Telecom separou os principais tipos desse serviço para você escolher qual é a melhor opção para a sua empresa. Confira.

Completos

Também conhecido como backup normal, o backup completo copia e armazena todos os itens selecionados pelo usuário e os marca como arquivos que passaram por backup. Em geral, ele é o primeiro pelo qual os sistemas são submetidos.

Diferenciais

O backup diferencial tem o objetivo de copiar arquivos criados ou alterados desde o último backup completo. No entanto, ele não marca os itens como arquivos que passaram por backup. Para realizar a restauração, por exemplo, é necessário o último backup diferencial e o último backup completo.

Incrementais

Já o backup incremental copia os arquivos criados e alterados desde o último backup normal ou incremental, além de também os marcar como arquivos que passaram por backup. Desta forma, a restauração é realizada com o último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais. Esse é o mais rápido entre os tipos de backup, porém recuperar os dados pode demorar.

É importante destacar que todas as empresas que armazenam dados em computadores deveriam se preocupar com os riscos e, consequentemente, investir na realização de backup.

Por fim, o especialista lembra que todas as empresas que armazenam dados em computadores deveriam se preocupar com os riscos e investir em rotinas de backup, pois ninguém está livre do problema.