Verdade ou Fake News: três sites pra você nunca mais ser tapeado

Publicado em 30 de abril de 2020

Ninguém merece o pessoal que só fica postando fake news nos grupos do WhatsApp, né? Se você já foi enganado por esse tipo de notícia, se liga nessas dicas da Rede Telecom pra nunca mais ser tapeado!

A gente sabe que o ideal é sempre conferir a fonte dos sites de notícias, mas se mesmo depois dessa stalkeada você ainda tiver dúvidas sobre a veracidade do conteúdo, dá uma olhadinha nesses sites que lacram demais quando o assunto é checar informações:

Agência Lupa

O que dizer desse site, que a gente mal conhece e já admira pacas? A Agência Lupa nasceu com o ideal de checar notícias de cunho político, mas com o tempo se expandiu e atualmente investiga diversos temas. Ela é famosa por ter sido o primeiro site de checagem de notícias no Brasil e é vinculada ao jornal Folha de S. Paulo. Pra solicitar a verificação de uma notícia, é só acessar o site e preencher um formulário.

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

Fato ou Fake

Sabe aquela notícia que você já viu rodar por todas as redes sociais, mas nunca soube se era verdade ou fake? Ela pode estar no Fato ou Fake! O trabalho desse site é reunir e desmascarar todas as falsas notícias que já quebraram a internet. Com a ajuda de uma equipe de jornalistas investigativos do Extra, CBN, TV Globo, Valor Econômico e outros grandes veículos, cada informação é pesquisada e argumentada na plataforma.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Fake Check

Por fim, se você tá com pressa e adora uma tecnologia rápida, assim como a Rede, o Fake Check é o site ideal pra tirar suas dúvidas. Essa é uma plataforma desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (USP) e Universidade de São Carlos (UFSCar). Cheia das praticidades, ela identifica as fake news a partir de uma análise automática realizada por máquinas. Nem todos os textos conseguem ser analisados, mas muitas vezes o usuário pode ter um resultado seguro a partir do site.

http://nilc-fakenews.herokuapp.com/

Conexões do Cuidar: um ícone de projeto

Quando falamos de criar conexões entre as coisas que realmente importam, não estamos falando só de internet. A gente sabe que dá pra ir muito além disso! Foi por isso que nos juntamos ao pessoal do Hospital de Amor de Barretos no projeto “Conexões do Cuidar”, com a ideia de levar um atendimento mais humanizado […]

A dica de site mais útil que você vai ver hoje

O que é mais irritante? Estar conversando com o crush no WhatsApp e perceber que suas mensagens não estão mais sendo enviadas ou estar assistindo a um vídeo no YouTube e ele travar na melhor parte? Se você se incomoda muito com essas situações, se liga nessa dica da Rede Telecom que pode resolver muitas […]